Dia do Compositor: Uma homenagem ao Guitarreiro





No dia 15 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Compositor. A data surgiu no México em função da comemoração à fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM) em 1945, porém só começou a ser comemorada mundialmente em 1983. Um dos maiores compositores gaúchos é Luis Vagner Dutra Lopes, conhecido como Luis Vagner ou “Guitarreiro”. Nascido em Bagé, Luis é cantor, compositor e instrumentista. Começou sua carreira musical cedo, já que seu pai e seu avô eram músicos.

Nos anos 60, o guitarrista fez parte de vários conjuntos como “The Jetsons” e “Os Brasas”. Com o fim dos Brasas, Luis Vagner começou a trabalhar em estúdios como músico e produtor. Em 1972, escreveu uma de suas mais famosas canções, "Como?" e no ano seguinte, em 1973, compôs outro grande sucesso, "Camisa 10", que se tornou um hino futebolístico, graças ao desempenho da Seleção Brasileira de Futebol daquele ano. Sua carreira solo começou oficialmente em 1974 com a gravação de seu primeiro disco. 

Em 1975, compõe junto com o músico Bebeto o hit “Segura a Nega”, que foi redescoberto por DJs e bandas no século 21. Na década de 1980, é homenageado por Jorge Ben com a música “Luís Vagner Guitarreiro”, gravada no álbum Bem-Vinda Amizade. Nesse mesmo período, faz uma série de apresentações com Jorge Ben. Na década de 90, passa uma temporada na França, país onde promove turnês e tem seu trabalho reconhecido. 


A partir de 2001, com o retorno do samba-rock ao cenário musical, obtém nova projeção e faz apresentações em diversas casas de espetáculos de São Paulo e Porto Alegre. Nessa época, fez muitas participações com a banda paulistana Clube do Balanço, que regravou sucessos do guitarreiro como “Saudade de Jackson do Pandeiro” (composto em parceria com o compositor gaúcho Bedeu), Trilha Guitarreira (com Marco Mattoli, do Clube do Balanço) e “Segura a Nega”. Em 2002, participou da gravação da música Coisa Boa, da banda Ultramen. 


O Guitarreiro lançou mais de 10 discos e tem 400 canções de sua autoria gravadas por diversos artistas. Tem músicas gravadas por Luis Américo (“Camisa 10”), Sílvio Brito (“Espelho Mágico”), Wando (“Se Quiser Chorar por Mim”), Ronnie Von (“Silvia, Vinte Horas, Domingo”), Adriana (“Justo Nesta Noite”), Eliana Pittman (“Vou Pular Neste Carnaval”), Paulo Diniz (“Como?”), Bebeto (“Segura a Nega”), além de Lady Zu, Tony Tornado, entre outros. Atualmente, Luis Vagner mora em Porto Alegre, onde segue atuando na música como compositor, instrumentista e produtor e é um dos grandes nomes da musica gaúcha. 

Ouça mais canções compostas por Luis Vagner regravadas por grandes artistas: