Drinks do 512 | Maracangalha, um drink com inspiração em Dorival Caymmi





Um dos drinks autorais mais conhecidos do Espaço Cultural 512 é o Maracangalha. A receita, pra quem ainda não provou essa delícia, é uma mistura de suco de abacaxi com gengibre, maracujá, pimenta rosa e cachaça Chica de Pimenta

Mas vocês sabem a história da música que inspirou esse drink?

A canção Maracangalha, também conhecida como Eu Vou Pra Maracangalha, do compositor baiano Dorival Caymmi, foi lançada em 1957, em um disco de mesmo nome, com um total de 8 faixas. Entre elas, Saudades da Bahia, outro grande sucesso do músico.

A inspiração para a letra veio de um amigo de Caymmi, que inventava para a esposa que ia “para Maracangalha”, distrito do município de São Sebastião do Passé (BA), localizado a uns 60 quilômetros de Salvador. Na verdade, Zezinho ia encontrar-se com uma namorada em um lugar bem longe da cidade imortalizada na canção. Maracangalha era conhecida por ter uma usina de cana-de-açúcar, então o amigo mentiroso do compositor voltava para casa sempre com um saquinho de açúcar, para comprovar sua estadia “a trabalho” na cidade.



Quem diria que uma mentira resultaria em um dos clássicos da canção popular brasileira, com regravações de diversos artistas, como Tom Jobim e Diogo Nogueira? A música é muito querida lá em Maracangalha, onde Dorival Caymmi foi homenageado com a construção de uma praça, em formato de violão. E, aqui no Espaço Cultural 512, essa canção virou sinônimo de drink refrescante! 



 Venha experimentar o drink autoral mais clássico do Espaço 512!