Música e Alimentação: Ingredientes de uma Receita de Amor





Projetos Quarta Livre e Cozinheiros do Bem – Food Fighters se unem para levar visibilidade através da música e da preparação de alimentos com qualidade e afeto.

Música tem uma propriedade muito especial, não importa o gênero, o ritmo ou se é cantada ou instrumental. Música tem a característica universal de unir pessoas. Outra coisa que costuma unir pessoas, ainda mais quando é feita com amor, é comida. Não é à toa que grandes momentos da vida que guardamos na memória, são de confraternização ao redor da mesa e bem acompanhados por uma boa trilha sonora. É o afeto que tudo isso proporciona que acabou conectando dois projetos independentes e muito especiais: o evento Quarta Livre, realizado pelo Espaço Cultural 512, e o Cozinheiros do Bem - Food Fighters, realizado por voluntários motivados a levar o carinho através dos alimentos preparados com todo cuidado a pessoas em situação de abandono.

A Quarta Livre é um projeto realizado em toda última quarta-feira do mês no Espaço Cultural 512. Esta programação fixa foi criada há mais de três anos, com o objetivo de dar visibilidade, fomentar e abrir espaço para novidades musicais, fortalecendo a música autoral, que enfrenta tantas dificuldades de encontrar espaços na cidade. O evento, que já deu e segue dando voz para muitos músicos iniciantes de Porto Alegre, da região metropolitana e de outras regiões do Estado, é gratuito e beneficente: A entrada é livre, mediante a doação de itens como 1 kg de alimento não-perecível e os donativos são repassados para inúmeras entidades beneficentes, numa contínua ação solidária.

O Cozinheiros do Bem - Food Fighters é um coletivo que tem como objetivo levar amor em forma de alimento para pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto teve início em setembro de 2015 como uma iniciativa do seu idealizador Julio Ritta, que está à frente do grupo até hoje, liderando seus quase 400 voluntários. A iniciativa, que não possui ligações com instituições políticas e tampouco religiosas, entrega refeições dignas, preparadas com qualidade em duas ações semanais, realizadas no Viaduto da Conceição, aos sábados, e no Viaduto do Obirici, aos domingos. Para os voluntários participantes, a comida é como uma ponte, que serve para levar, além de uma refeição muito bem feita, carinho, atenção e senso de pertencimento a uma população que, muitas vezes, se torna invisível aos olhos da cidade. “Seguimos apenas uma antiga filosofia Zulu, Ubuntu, que significa 'sou quem sou porque somos todos nós'!”, explicou o voluntário Leonardo Ritta, o Nado.

Os projetos se encontraram através da união de seus idealizadores e, nesta quarta-feira, 30 de outubro, será lançada oficialmente esta parceria. Toda arrecadação de alimentos nesta noite será destinada ao projeto Cozinheiros do Bem – Food Fighters, beneficiando diretamente centenas de pessoas em situação de rua. Para Isadora Pisoni, produtora e curadora da Casa, - “A parceria com os Cozinheiros do Bem reflete o pensamento bem alinhado entre dois projetos que alimentam as pessoas. Um alimenta com arte e o outro com comida feita com amor e carinho!”.

O Quarta Livre, além de abrir espaço para que músicos possam expor seus trabalhos ao público, também viabiliza, sem qualquer custo, materiais como: fotos do show, uma música mixada e um videoclipe que fica acessível na playlist “Quarta Livre”, no canal da Produtora Outros 500 no Youtube. Outro objetivo do evento é promover um diálogo inclusivo, promovendo uma programação diversificada e inovadora que é elaborada com uma curadoria feita com a ajuda de músicos, estúdios e produtores da cena musical. – “Esta aliança entre os dois projetos é, basicamente, um incentivo ao cenário autoral de Porto Alegre, aliado a uma ação social muito interessante. As boas iniciativas parecem se encontrar e para nós é uma grande alegria unir as melhores intenções: uma casa que incentiva uma Porto Alegre melhor com um coletivo que também trabalha para fazer uma Porto Alegre melhor”, destacou Nado.


Interessados em participar do Quarta Livre devem enviar seus materiais para o e-mail de contato: produtoraoutros500@gmail.com

Mais informações sobre o projeto, basta acessar o canal da Produtora Outros 500 no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UC1buRR44AicIPSfc4_pgCfg

Sobre o Cozinheiros do Bem – Food Fighters:

Facebook: https://www.facebook.com/cozinheirosdobem/

Instagram: https://www.instagram.com/cozinheiros_do_bem/